
O parquinho da Praça Manoel Emídio Silveira, em frente ao posto da Polícia Militar (PM) e ao Centro de Saúde do Santinho, em Ingleses, apresenta riscos às crianças que frequentam ao local. Judiado pelo tempo e pela falta de manutenção, esta seria a opção mais centralizada do bairro para que os pais pudessem levar os filhos para aproveitar o Dia das Crianças. Se isso ocorrer, elas estarão sendo expostas ao risco de um acidente no local. A prefeitura chegou a lançar um programa para revitalizar praças, mas até o momento não há previsão de manutenção neste ponto.
O escorregador está em péssimas condições. Na parte alta, falta um sarrafo de madeira, o que pode provocar uma queda da criança do ponto onde elas precisam colocar os pés para auxiliar na descida. As correntes e a parte onde elas são fixadas na madeira estão completamente enferrujadas nos balanços e o contato da criança pode causar tétano, uma doença bacteriana que pode matar, mas é combatida pela vacina pentavalente.
A gangorra está praticamente inutilizada. A parte do ferro de apoio de um dos lados quebrou e não foi arrumada. O material neste ponto pode causar um acidente e até um ferimento para a criança que for utilizar o brinquedo. Em contrapartida, os equipamentos de ginástica, para adultos, foram totalmente reformados.
Em abril de 2019, a Prefeitura de Florianópolis lançou o programa "Praça Viva", com o objetivo de revitalizar mais de 178 espaços públicos municipais na Capital. Porém, até o momento, não há previsão de reforma do parquinho na única praça mais centralizada de todo o bairro.
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade